Paula Cassim

POUCO ÍNDIO …………………..

A real diferença entre uma pessoa que possui a VONTADE da liderança e um líder de verdade é que um quer MANDAR enquanto o outro quer COMANDAR. Mas afinal, qual é a diferença?
Bom, segundo o dicionário, praticamente nenhuma. As diferenças surgem mesmo no dia à dia. Comandar, nada mais é do que dirigir. De certa forma ordenar passos, determinar caminhos, analisar formas.
O líder, é uma pessoa designada para governar, para exercer autoridade, bem ou mal como superior de uma equipe, de um conjunto de pessoas.
A denominação se dá de duas formas. A primeira é com a sua qualificação. A experiência na área à dominar conta demais, afinal o LÍDER terá que dar o famoso nó em pingo d´água para resolver os absurdos nossos de cada dia com total praticidade, facilidade e a tranquilidade de reconhecer sua criatividade para dar solução aos problemas e pendências e a segunda, é com a competência comprovada, e esta só se dá infelizmente no dia à dia e após sua nomeação.

O líder, não sente prazer por sua autoridade, por mandar em fulano ou ciclano. Não sente prazer em entupir uma pessoa de tarefas ou mesmo de cobranças. O líder sente prazer em poder dar a solução para tudo o que está fora do lugar em uma empresa.
O líder sente prazer em cada vitória conquistada, em cada nova idéia de projeto que tem durante a noite, em cada vez que estava em sua casa e pensou no como trazer mais clientes, mais retorno, mais dinheiro, reduzir os custos, aumentar a produtividade, a segurança, a credibilidade, a qualidade e tantos *ades* que o fazem *ganhar* noites em claro rabiscando em sua agenda para executar no dia seguinte, sem perder nenhum detalhe.

As pessoas que somente possuem a vontade de liderar, não entendem bem o quão é fabuloso e importante tal tarefa. Passam a talvez darem a tal importância, após sua nomeação, quando os problemas aparecem e por muitas vezes quase desistem dos seus cargos. Acabam mantendo pelo prestígio, pela confiança depositada, pelo salário. Empurram um cargo tão bonito, tão importante com a barriga e se esquecem de trazer a tal produtividade da função, a criação, as novas idéias e os projetos.

Confiança não se pede. Se conquista. Sempre digo isso.
E o respeito também funciona exatamente da mesma forma. Não é impondo autoridade advinda do cargo concedido que o tal LÍDER vai ganhar o respeito de sua equipe.
O respeito vem da troca mútua, da capacidade de ouvir a opinião geral, um à um, sem menosprezar nenhuma nova idéia, da capacidade de se preocupar com a harmonia no ambiente de trabalho, se preocupar em não só cobrar mas também oferecer benefícios, impondo metas, na incrível arte de incentivar.

Ser líder é conseguir despertar no conjunto de pessoas, a maravilhosa idéia de que isso aqui não é um trabalho, é uma profissão.

Ser líder é despertar cada pessoa em suas respectivas casas pela manhã, apenas com o incentivo dado a cada dia anterior, da idéia de que o amor pela profissão é muito mais do que simplesmente vestir a camisa da empresa é ser um conjunto que vai mudar o mundo para melhor.
 
E por último, o verdadeiro líder não é aquele que recebe a nomeação e sim aquele que tem o DOM de impressionar mentes, apenas com a sua incrível capacidade de transformar pessoas. Para melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *