Paula Cassim

Paula Cassim

MAKTUB – ÁRABES

Como muitos sabem, tenho descendência árabe ao qual muito me orgulho. Meus avós paternos vieram do Líbano e grande parte da minha família que mora no Paraná freqüenta mesquitas e segue todos os costumes. Tudo aquilo que vocês viram na novela da Jade “o clone” existe e acontece. Desde as festas “sem motivos aparentes”, com aquelas mesas fartas, até a rígida educação onde as meninas não tem muita escolha. Lógico que estamos o BRASIL e por aqui todo mundo trabalha mas nem pense em aparecer com uma blusa mais decotada por lá. Também tenho descendência Russa através de meus bisavós por parte de meu avô materno e espanhol por parte do meu bisavô da avó materna. Opa! Alto lá! Também tenho descendência de índios por parte da minha bisavó por avó materna o que me faz ter sangue BRASILEIRO também! (enrolei tudo agora, né). Sou esta mistura de sangues bonzinhos, com esta personalidade atacada que vocês já estão todos devidamente acostumados. Se não estão, fiquem!

Tenho mania de usar algumas palavras em espanhol, russo e principalmente em árabe. Adoto no meu dia à dia e faço todo mundo ficar doido em volta.
“Vamos andar de BIGUNCA?” (Bigunca = Bicicleta em russo)
“Vai por um PUXTANK para sair” (Puxtank = Bermuda em russo)
“Isso é HARÃN” (HARÃN = pecado, vergonhoso = em árabe)
“Allah quis assim” (ALLAH = Deus em árabe ou para os árabes)

Mas a palavra/expressão que mais uso no meu dia à dia é “MAKTUB”. Muita gente me pergunta o que significa e se tem origem árabe mesmo. Tenho tanta fé neste meu MAKTUB que até tatuagem escrito MAKTUB em árabe eu tenho. Mas vamos lá:

MAKTUB —> Esta expressão vem sim do árabe e profere do particípio passado do verbo Ktab (escrever). MAKTUB significa em português “estava escrito”. Quando o árabe nos momentos de dor ou de angústica exclama “MAKTUB” não profere com esta expressiva palavra um brado de revolta contra o destino. Apenas é uma forma de reafirmar que seu espírito se acha conformado com os desígnios insondáveis da vontade de Deus. MAKTUB significa “tinha que acontecer”, “estava escrito”, “era pra ser assim”, significa que nada acontece por acaso, que tudo tem seu porquê, que não existem coinscidências, mas trata-se de uma tradução aproximada, porque não há palavra que consiga conter as mil faces do destino do homem. MAKTUB é o que está predestinado, previsto para todos nós. Temos nosso livre arbítrio para vivermos a vida da forma como queremos mas no fim das contas tudo o que nos acontece tá escrito, nada acontece por acaso. Na vida tudo é altamente cronometrado, tudo tem sua hora certa para acontecer. Já reparou que se você não tivesse se atrasado não teria encontrado determinada pessoa? E quando você tá acostumado a ir pontualmente todo dia no mesmo lugar e quando decide mudar o rumo acontece algo muito bom que jamais teria acontecido se você mudasse de idéia? Tudo tem seu segundo certo, tudo é cronometrado, nada acontece por acado, tá escrito! MAKTUB!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *