Paula Cassim

Indivualistas e Egoístas. Somos…

Amizade é um lance complicado. Complicado porque a vida faz você descobrir com uma coisinha chamada *tempo*, que 50% das pessoas que você chamava de *amigos* não passavam de *colegas* e 50% das pessoas que você chamava de *colegas* não passavam de *conhecidos*.
Saber distingüir esta íncrivel e impiedosa diferença, requer muito mais que manual, muito mais que sexto-sentido, muito mais que *feeling* e infelizmente só o tempo vai mostrar quem é quem e suas referidas denominações ou rótulos.  Como preferirem, crianças!
Estavamos quarta-feira em um bar (novidade), entre amigos, e surgiu justamente este assunto. Sim. Temos a pauta da noite. Todas as noites ou dias que saímos.
Resumindo o dilema, que nos deixou quatro horas em um tremendo debate, chegamos à seguinte conclusão:
Uma coisa é certa. As pessoas são extremamente individualistas. Não. Não adianta você virar o olho pro monitor e falar: EU NÃO SOU. Você é. Você é sim senhor. As pessoas todas são. Tudo é uma grande troca. Não que ninguém faça nada de graça pra ninguém, mas ocorre que as pessoas sempre agem esperando algo em troca. É a lei da vida. Não se preocupe porque este não é o mal do século, é o mal da humanidade. Desde os primórdios já existiam as trocas, não existiam? Se você faz tudo por uma pessoa por *livre e espontânea vontade*, fatalmente ficará muito chateado se pedir um favor para esta mesma pessoa e não for atendido. Prontalmente atendido. E sabe porque? Porque você esperava o mesmo. Por mais que você nunca tenha feito esperando nada em troca você fatalmente voltará no tempo e ficará horas discutindo dizendo que você já fez isso ou aquilo por aquela pessoa, o famoso “tacar na cara”.
“Ah! Mas eu tenho minha galerinha que eu vejo todo o santo dia, que sai sempre juntos para beber e não queremos nada em troca!” Sim. Vocês querem. Você liga enchendo o saco até convencer aquela pessoa a sair pra beber com você. É tudo uma grande troca. A pessoa tá lá te acompanhando e você acompanhando ela. No amor a mesma coisa. Tudo o que você faz pela pessoa você faz esperando algo em troca, porque tem certeza que a pessoa fará por você também!
E quando isso não acontece, vem a decepção. E vale lembrar que só nos decepcionamos com quem esperamos algo em troca!
Deixando um pouco a troca de lado, volto a afirmar que as pessoas são extremamente egoístas e individualistas.
Se você sair com sua turma pra beber, e no meio da noite aquela pessoa que você tá afim te ligar, você não pensará duas vezes em dizer *tchau* e ir ao encontro da pessoa. Amigos em primeiro lugar os cambal. Você vai e pronto e ainda vai virar e dizer: Vou, porque vocês eu vejo todo dia!
E pode ir tranquilo, por mais que seus amigos te cobrem dizendo que você combinou com eles primeiro. Pode ir tranquilo, porque se acontecer com eles, fatalmente eles irão também. Sabe aquela sua amiga que vivia grudada em você mas arrumou um namorado e agora fica pra lá e pra cá só com ele? Você ficou chateada, falou um monte de groselhas pra ela. Disse assim: “Eu sou sua amiga, nos conhecemos a 10 anos e você agora simplesmente troca a companhia dos seus amigos por causa de um rapaz que conheceu a pouco mais de 4 meses? Cuidado, heim, amigos são para sempre, amores vem e vão”.
Sim. Você está certa. Amores vem e vão e amigos são sim para sempre. Acontece que tudo são fases e se amanhã você conhecer alguém bacana e começar a namorar, você lembrará bem da sua amiga, quando preferir fazer programinhas à dois e sair em turma bem assim, esporadicamente, sabe?
A vida é assim. E é assim que você vai conhecer os verdadeiros amigos que tem. Não ache que seu amigo não é seu amigo porque brigou contigo porque você não sai mais, ou não sai mais porque arrumou um namorado. Porque mesmo sendo seu amigo ele fará igualzinho! É a lei individualista do ser humano. Amigos brigam, dão bronca, não aceitam *não* quando te convidam pra sair, te mostram o melhor caminho, lutam por você. Verdadeiros amigos não precisam estar perto todos os dias, verdadeiros amigos precisam acreditar em você, confiar em você e saber reconhecer que todos são assim, eternos egoístas individualistas que pensam em si primeiro, mas que mesmo assim, fazem questão de compartilhar as grandes alegrias que este tal de indivualismo causa em todos nós! Porque depois de sermos totalmente individualistas, o famoso “seja feita a vossa vontade” você vai correr pra contar para os seus amigos “como foi”. Vai. Eu sei que vai. Todos vão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *