Paula Cassim

Paula Cassim

Como passar na OAB

Nem todo mundo tem a possibilidade de fazer um cursinho para a OAB, seja por falta de grana ou mesmo por falta de tempo, afinal como eles deixam você prestar desde o 9º semestre, fica meramente IMPOSSÍVEL você fazer um cursinho se você trabalha de dia e vai pra faculdade a noite. Existe cursinho de final de semana? EXISTE. Mas eu não recomendo. Você vai ter se matado a semana toda, pra depois ficar trancado o sábado inteiro em um cursinho para aprender correndo em um dia o que aprenderia em 5 durante a semana. Além de não conseguir absolver a matéria direito, por conta do cansaço e da pressão, vai jogar dinheiro fora. Mas, se você acha que consegue, tem pique e pensa que é melhor do que nada, sim, é melhor do que nada. Matricule-se!

Agora vou dar o caminho das pedras para quem está na primeira situação, trabalha e estuda durante a semana, não tem muito tempo para se dedicar aos estudos para a OAB mas quer usar o tempo livre para dar aquela turbinada no que realmente vale a pena estudar para o Exame da Ordem.

1) Eu comprei o livro do Pedro Lenza, OAB ESQUEMATIZADO. Ele é enorme, de cara assusta um pouco por ser um volume único, mas ele contém todas as matérias. O esquema é o seguinte. O livro tem 1240 páginas. Veja quantos dias você ainda tem até o dia da prova. Se você tiver 65 dias para estudar, por exemplo, pegue o número de páginas 1240 e divida por 65. Neste caso, dará 19,07, ou seja, você vai ler 19 páginas por dia. Você tem o dia inteiro para ler estas 19 páginas, pode ler um pouco de manhã no ônibus, um pouco na hora do almoço, um pouco antes de dormir. Se o seu tempo for muito curto para a prova e você estiver bastante atrasado, leia somente as frases que estiverem em NEGRITO dentro destas 19 páginas, são as partes principais e resumo de cada capítulo. Vai dar certo!

2) A segunda dica é em conjunto com esta leitura você responder o máximo de questões que puder. Você pode comprar um livro de questões anteriores da OAB comentadas (tem de vários autores e editoras). Para não se confundir, leia a pergunta e somente a alternativa correta, assim você gravará a resposta certa. Agora se tiver mais tempo, vá tentando responder as questões e vendo onde errou. Se você gosta de procurar livro em SEBO, somente tome cuidado com questões onde a LEI já mudou, que é o caso da Reforma Trabalhista, por exemplo. Este é o tipo de livro que é bom comprar novo e a última edição se possível do ano da sua prova. Se você não tiver condição de comprar este livro, pode baixar o aplicativo OAB DE BOLSO. Tem várias questões e você vai brincando de responder elas toda vez que tiver um tempinho livre, no metrô, no ônibus, no banheiro… Tenha em mente que quanto mais questões você conseguir resolver, melhor. De um jeito ou de outro vão fixando na sua cabeça, mesmo sem você perceber, e eles sempre acabam fazendo as mesmas perguntas, mudando somente os nomes e os exemplos.

3) Se você for mais visual, não curte muito leitura ou tem mais tempo livre, procure vídeos-aula no Youtube das matérias principais. Tem professores ótimos que disponibilizam aulas gratuitas. Qual professor escolher? Aquele que você mais se familiarizar, que tiver um jeito melhor de explicar que você goste mais, para não ficar uma coisa massante.

4) Nas vésperas da prova, professores como o Darlan Barroso e Marco Antônio (do cursinho Meu Curso) disponibilizam em suas redes sociais e em seus canais do Youtube vídeos-aula como o Gabaritando Ética, Gabaritando Trabalho. Eles fazem um resumão de 4,5, 6 horas de tudo o que pode cair, é muito importante você separar estes últimos dias para assistir estas revisões que eles dão nos canais deles ou dos cursinhos que eles participam. Eles também fazem eventos de véspera presenciais com dicas que sempre acabam caindo na prova, lembre-se que uma questão certa faz toda a diferença!

5) Ao marcar uma questão certa, NUNCA, de maneira alguma desmarque ou leia de novo tentando achar outra questão correta. Nosso cérebro está treinado para “LEMBRAR” antes da gente do que já foi visto antes. Se você marcou uma questão como sendo a correta, fatalmente seu cérebro reconheceu aquela resposta e se você for pensar melhor, vai acabar desmarcando a correta e perdendo a questão. Marcou um X? Passa pra próxima e não volte mais naquela questão.

6) Véspera da prova não é dia de estudar. Tudo o que você pdoeria ter visto você já viu. Não adianta se estressar estudando 12 horas seguidas no dia anterior. Você pode no máximo assistir uma revisão que disponibilizarem na véspera. Vá encontrar seus amigos, comer uma pizza, dar risada, assistir um filme, relaxe. Isso vale também para a véspera da segunda fase.

7) Escolha a segunda fase de acordo com o que você mais gosta, não fique procurando qual matéria tem menos peça. Se está na dúvida, imprima a última prova de cada matéria e veja qual você conseguiria resolver com mais facilidade. Esta é a maneira correta de escolher sua segunda fase. Para a segunda fase eu recomendo um cursinho, compre um livro de prática de peças para acompanhar, um caderno de peças e questões para praticar e assista vídeos-aula. Vá tranquilo, o cursinho vai te ensinar a marcar o código, e a estudar, não queira estuda sozinho ou por conta se você não tem a prática e não trabalha na área. Se você não passou, tem a repescagem e uma nova chance de cair a peça que você mais sabe!

8) Tenha em mente que estudar TUDO não é uma forma eficaz de passar nesta prova. Tente se concentrar o seu estudo nas matérias que mais pontuam e deixe as demais para dar uma olhada no tempo que sobrar. Você tem que acertar METADE da prova, 40 questões de 80. Se você estudar muito bem 4 matérias principais, vai poder chutar as demais. E afinal, quais são as matérias principais? Eu estudaria ÉTICA, Constitucional (que basicamente é a leitura da constituição) e a Reforma Trabalhista. Direito Civil o importante é você estudar a parte de família e sucessões que sempre cai (casamento, divisão de herança) e capacidade. Matérias como direito ambiental, direitos humanos, internacional, filosofia, é besteira se matar de estudar, porque são pouquíssimas questões para muita matéria. Direito Penal sempre tem alguma coisa pra contar tempo de pena, nome de crime, coisas que por mais que você estude você vai se confundir na hora e ficará entre pelo menos 2 alternativas, então também não é legal ficar se dedicando demais a ela.

E volte aqui para dizer qual matéria você escolheu na segunda fase, em qual prova você passou e de que forma você estudou!

Boa sorte!

1 comentário em “Como passar na OAB”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *