Paula Cassim

DEPRESSÃO NÃO É DRAMA

Agora, neste exato momento, pessoas próximas a você, amigos e colegas que você nem imagina, estão passando por isso e você, meu caro…. não percebe.
Aliás, você pode ter e nem saber…. Aquele seu amigo, seu irmão, pode estar com depressão e vocês aí, achando que ele é anti-social porque não quer sair, que ele anda muito chato, se irrita por qualquer coisa… Ao invés de julgar, vocês pararam alguma vez para perguntar se ele precisa de alguma coisa? Se está com algum problema? Se precisa de ajuda? Não. Afinal, “ele é chato”, só quer saber de ficar trancado em casa e quando resolve estar com vocês não aguenta 20 minutos. Ele até tenta fazer algo diferente, mas desiste no minuto seguinte. Até pensa que amanhã será diferente, mas faz um certo tempo que ele anda assim. Vocês enchem o saco chamando ele pra sair e tratam ele mal toda vez que ele diz que não. Mas também não tentam entender, afinal “ele é chato”. Dormir mais de 12 horas por dia ou apenas 4 horas, devido à insônia, não é agradável. Não ter vontade de levantar, não é bacana. Chorar muito e sem motivo, ou, não conseguir chorar, não é drama. Não ter capacidade, ou perder a vontade de fazer aquilo que você mais gosta, não é nem um pouco legal. Não ter vontade de arrumar as próprias coisas não é drama. Se sentir incapaz e, nem conseguir se reconhecer, é mesmo terrível. Ter maus pensamentos, e perder a vontade de viver, é muito doloroso. Sentir a vida passar, enquanto a sua tá parada é cruel demais. Viver trancado dentro de si, é viver em meio às sombras. Cansar de viver e passar, apenas, a existir é terrível.
Quer ajudar? Não critique, não seja contra, não vire a cara, não trate mal, não deixe pra lá… apenas escute e esteja presente, pois a solidão é a realidade de todos que tem depressão. Numa crise, ele não precisa escutar críticas, apenas ter alguém para escutá-lo e estar com ele, não o deixando sozinho. Se vocês tivessem ideia do número de pessoas que se suicídam todos os dias… e do número de pessoas que se culpam por não terem tentado impedir, apenas escutando…. Agora, neste exato momento, pessoas próximas a você, amigos e colegas que você nem imagina, estão passando por isso e você, meu caro…. não percebe.
Acolha, compreenda.
<3 Paula Cassim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.